Foto: CMI

Inaugurado a 17 de janeiro, o Laboratório de Envelhecimento está já a funcionar em pleno nos seus três eixos de atuação: investigação, conhecimento e criação artística.

Na área da investigação estão em curso quatro projetos, em parceria com diferentes universidades ou outras entidades. Um deles, dinamizado pela Associação mais Feliz, está focado no estudo da qualidade de vida de pessoas idosas institucionalizadas. Dois outros centram-se no estudo cognitivo das pessoas mais velhas, utilizando uma plataforma, sendo desenvolvidos pela Universidades do Porto, Madeira e Coimbra. Na próxima semana, a Universidade de Aveiro inicia um estudo comparativo entre Portugal e Finlândia, investigando as condições de vida e práticas turísticas da população sénior.

No eixo do conhecimento, destaque para as sessões de estimulação cognitiva, programa de treino cognitivo para exercitar o cérebro, que se realiza todas as quintas ou sextas-feiras, pelas 10h30.

Ainda no âmbito do conhecimento, o Laboratório de Envelhecimento tem um programa para cuidadores de pessoas com demência, que capacita as pessoas para os diferentes cuidados necessários. Além disso, a Unidade de Cuidados na Comunidade “Laços de Mar e Ria”, do Centro de Saúde de Ílhavo, realiza no Laboratório um programa de diabetes com o objetivo de apoiar e informar pessoas com esta doença.

Quanto à Criação Artística, destaque para o “Coro da Memória”, um projeto que arrancou a 9 de fevereiro, baseado numa resposta inovadora perante as problemáticas da demência e da solidão. Destinado a maiores de 65 anos, independentemente de saberem cantar ou não, este coro é dirigido pelo maestro Luís Carvalho, com ensaios às quartas-feiras, às 10h30.

Ainda no mesmo âmbito, estão em desenvolvimento dois projetos de costura. “Linhas de Arte Nova” desafia os seniores a fotografar, a bordar e a criar produtos a partir de elementos presentes em edifícios de Arte Nova do Município.
Deborah Mota está a orientar o projeto de construção de um barco dóri em crochet, num entrelaçado de memórias marítimas, através das “agulhas da comunidade”.

“Páginas da Vida” é o novo projeto de representação dirigido a pessoas idosas que gostem de representar, e que dará a conhecer à comunidade as histórias e percursos de vida intensos de pessoas idosas que vivem em Ílhavo.