Foto: Terranova

A Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, em parceria com uma empresa da região, iniciou a implementação da plataforma digital SmartCitizen, que disponibiliza uma aplicação (APP) para telemóvel como canal de ligação bilateral diligente com os concidadãos, estreitando a relação com os cidadãos e harmonizando a relação autarquia/cidadão e cidadão/autarquia.

A APP disponibilizada pela SmartCitizen, através dos seus aplicativos, aproxima os cidadãos e o próprio cidadão do executivo autárquico, integrando toda a comunidade, aumentando a proximidade, estreitando as relações e partilhando informação útil. “Queremos que a nossa Freguesia seja um exemplo de partilha de informação, comunicação, interação, simplificação, transparência, clareza e proximidade… e tudo isto à distância de um simples click”, diz a Junta em comunicado.

Com esta APP, o Executivo da Junta de Freguesia sublinha que “dá mais um passo seguro na resolução de problemas dos cidadãos garantindo-lhes bem-estar, satisfação, comodidade e confiança, acompanhando a modernização, elevando a qualidade e quantidade dos serviços prestados”.

A primeira fase do projeto contempla vários serviços de interação entre cidadãos e interação entre a autarquia e os cidadãos. A segunda fase contempla serviços inteligentes que incrementem e potenciem o conceito de Cidades Inteligentes. Perspetiva-se que a instalação da APP decorra na última semana de março, sendo que, após esse momento, e no decorrer de 12 meses, dê-se seguimento parcelar aos restantes módulos e serviços inteligentes.