Foto: CMI

Durante o fim-de-semana passado, centenas de pessoas deslocaram-se ao centro de Ílhavo para celebrar a Festa do Pão de Vale de Ílhavo, que colocou em destaque o ofício artesanal do pão.

No Jardim Henriqueta Maia, esteve montada uma tenda onde 13 padeiras de Vale de Ílhavo mostraram o que melhor sabem fazer: padas, folar de Páscoa e broa.

Durante a abertura das festividades, o presidente da Câmara Municipal, João Campolargo, destacou “a importância de se promover, valorizar e defender o pão de Vale de Ílhavo, como um património imaterial que representa a parte viva de uma memória e cultura coletivas, que urge proteger para que o saber tradicional não se extinga”.

Ao longo da tarde de sábado decorreram atuações musicais, oficinas de fabrico de padas, pão de salicórnia e folar de Vale de Ílhavo, bem como oficinas de costura de criativa.

No domingo, o programa foi idêntico, incluindo “Histórias em Palco”, a atuação do Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré e uma investida dos Cardadores de Vale de Ílhavo.