Foto: CMI

A ação de formação ‘Cuidar dos Outros e de Mim” tem início esta quarta-feira, dia 6, no Laboratório do Envelhecimento. A iniciativa é dinamizada por formadores da Associação de Apoio a Cuidadores de Pessoas Dependentes.

Esta ação de formação integra o Eixo do Conhecimento, no âmbito do trabalho desenvolvido no Laboratório do Envelhecimento, sendo dirigida a cuidadores formais e encontra-se dividida em três módulos: ‘Inteligência emocional para cuidadores formais’, ‘Autocuidado do cuidador formal’ (20 de abril) e ‘Competência pessoal/social do cuidador formal’ (26 de abril).

A formação, de caráter presencial e com uma carga horária total de 10 horas, encontra-se com o grupo de formandos já constituído.

A metodologia utilizada nesta formação será a psicoeducação, baseada em evidência científica quanto à sua eficácia, seguindo a lógica de que cognições, emoções e comportamentos estão intimamente relacionados e influenciam-se mutuamente. Nas sessões serão utilizadas dinâmicas de grupo, exercícios de relaxamento, sessões pedagógicas e avaliações de grupo e individuais.

Em comunicado, lê-se que “o objetivo geral da formação é levar a que os cuidadores formais reconheçam a importância do seu autocuidado. Desta forma, o seu bem-estar físico e psicológico sairá reforçado e, simultaneamente, o seu desempenho profissional será mais eficiente e eficaz”.

A Câmara Municipal diz ainda ir ao “encontro da preocupação de âmbito nacional em melhorar a qualidade dos serviços prestados pelas instituições que oferecem serviços dirigidos à população mais velha”.