Foto: CMI

O Serviço de Atendimento Social Integrado de Ílhavo (ASI) celebra, a 8 de abril, 14 anos de funcionamento.

Trata-se de um espaço onde os munícipes podem tratar de todos os assuntos relacionados com a área social.

O ASI tem sede no edifício da Câmara Municipal, mas funciona com postos em todas as freguesias. Os assuntos a tratar são diversificados, cobrindo pobreza e exclusão social ou esclarecimentos sobre um conjunto de serviços para apoio a pessoas e famílias, envolvendo a participação e a colaboração de diferentes organismos da administração central, das autarquias locais e das Instituições Particulares de Solidariedade Social.

Todas as entidades da Rede Social de Ílhavo estão envolvidas, sendo que as que se encontram no terreno são a Câmara Municipal, o Serviço Local da Segurança Social de Ílhavo, o CASCI, a Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo e a Junta de Freguesia de S. Salvador, numa proximidade ao Centro de Emprego e Formação Profissional de Aveiro, ao Centro de Saúde de Ílhavo, à Direção Regional Educação do Centro e, mais recentemente, à equipa especial de crianças e idosos da GNR.

Este espaço é ainda cedido para funcionamento de outros serviços, como o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes da Casa Vera Cruz ou o Núcleo de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica da Cáritas de Aveiro.

Neste aniversário, em comunicado sublinha-se “o caráter inovador e a adaptabilidade à realidade deste serviço, quer num passado recente e ainda presente, no que diz respeito às respostas imediatas prestadas às pessoas visadas pela pandemia, quer agora na resposta imediatas dedicadas aos refugiados da Ucrânia”.