Foto: CMI

A 21ª edição do Concurso Literário contou com a participação de 212 alunos, oriundos de 16 escolas dos três Agrupamentos de Escolas do município – Ílhavo, Gafanha da Nazaré e Gafanha da Encarnação -, que apresentaram 225 trabalhos a concurso, 114 textos na modalidade de texto narrativo e 111 na modalidade de texto poético.

A Câmara Municipal ofereceu um livro aos alunos participantes como estímulo à leitura e à escrita. Perto de meia centena recebeu ainda um vale de compras para descontar numa papelaria do município, num valor total superior a 2500 euros. Este valor inclui a escola vencedora, que receberá um vale de 150 euros.

O presidente da Câmara, João Campolargo, felicitou os alunos pelo “empenho e pela coragem de aceitarem o desafio de participar no concurso mostrando qualidade e criatividade na escrita”.

O Concurso Literário Jovem é um concurso de escrita desenvolvido pela Rede de Bibliotecas de Ílhavo e dirigido aos alunos do município, do 1º ao 12º ano de escolaridade.

Em comunicado, a autarquia diz que “o objetivo deste projeto é o de promover e valorizar a língua portuguesa e fomentar nos jovens o gosto pela leitura e pela escrita, envolvendo, de forma muito direta, alunos e docentes, nomeadamente, os professores bibliotecários”.

A cerimónia de entrega de prémios aos alunos que participaram no concurso decorreu na passada quarta-feira, dia 27 de abril, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.