Nos dias 4, 5 e 6 de maio, realiza-se o Festival 4 ALL, um evento dedicado à Educação Física, Desporto, Turismo e Lazer.

A organização está ao cargo dos alunos dos Cursos Profissionais do Agrupamento de Escolas de Ílhavo, nomeadamente dos Cursos de Desporto, Cozinha e Informática, em parceria com a Câmara Municipal, a APEF Aveiro e o CNAPEF.

No evento está contida uma feira com exposições, promoções e ativação de marcas, workshops destinados a professores de educação física e desporto, treinadores, animadores socioculturais, alunos dos cursos profissionais e alunos do 3º ciclo, e um simpósio onde se discute a temática associada às novas tecnologias da informação, ao design thinking no ensino, à inclusão e integração social.

Todo o município será palco das atividades, desde as ruas da cidade às praias, passando pelo Museu de Ílhavo e escolas.

Estão integrados todos os estabelecimentos de ensino, entidades empregadoras da região, meios de comunicação, clubes, agremiações, associações culturais e instituições sociais “numa tentativa de interceção de vontades e dinâmicas comuns, criando perspetivas capazes de gerar emprego e saídas profissionais no futuro aos alunos dos cursos profissionais”, refere-se em comunicado.

O objetivo do Festival 4ALL de Ílhavo passa por “construir um mundo melhor”, que seja “integrador, sustentável, respeitador do meio ambiente, apelando à prática de uma vida saudável com recurso a meios de transportes suaves e capaz de respeitar a nossa cultura e tradições”.