Foto: CMI

O Navio-Museu Santo André, atracado no Jardim Oudinot, reabre ao público no próximo dia 21 de maio, com novos recursos expositivos e espaços para visitar.

O acontecimento insere-se no Dia Internacional dos Museus, que se celebra a 18 do mês corrente. O município alia-se à efeméride com uma nova exposição no Museu Marítimo, visitas guiadas e concertos.

A exposição “Grande Norte” é produzida pelo Museu Marítimo, em parceria com outras entidades museológicas, e conta a última grande aventura marítima portuguesa em direção à grande ilha do Ártico.

Ligada à temática da exposição, a atividade “Conversas de Mar: A cultura Inuit – De Cape Dorset para o mundo” inclui um conjunto de desenhos e esculturas, criadas por mulheres artistas Inuit, que retratam a atividade piscatória em Cape Dorset, Canadá.

Será também lançado o livro “O Homem sem Coração”, tratando-se de um relato autobiográfico de Guilherme Piló Sales sobre as memórias vividas como pescador à linha nos grandes bancos da Terra Nova e da Gronelândia.

Para os mais novos, regressa a atividade “Noite no Museu”, onde é possível dormir na companhia dos bacalhaus e desvendar os segredos guardados nos espaços do edifício que o público não visita. Também para crianças, a partir dos quatro anos, realiza-se a ação “Histórias em Palco – O Museu”, dinamizada pela Biblioteca Municipal.

O público maior poderá participar na visita-oficina “À descoberta das Conchas”, em que se questiona o poder dos museus e a relevância para e do visitante.

No Centro de Religiosidade Marítima, a noite está reservada para uma visita guiada, em que se dá a oportunidade de conhecer o mais recente Pólo do Museu de uma nova perspetiva.

A música também faz parte das comemorações, com o encerramento a acontecer na praceta do Aquário através do projeto “Patrimónios Sonoros Marítimos”. O momento fica a cargo de Sampladélicos, um grupo musical que junta o realizador Tiago Pereira ao músico Sílvio Rosado. A dupla apresentará uma mistura de samples que provém da recolha de diversos registos sonoros nas comunidades marítimas.