Foto: CMI

A Câmara Municipal, em conjunto com a Agência Portuguesa do Ambiente, assinalou, na Costa Nova, a homologação do Auto de Consignação da Empreitada de ‘Reabilitação e Manutenção da Defesa Aderente DA9’.

Esta intervenção, a sul do esporão sul da praia da Costa Nova, visa efetuar a execução da reabilitação e reforço da estrutura longitudinal aderente com enrocamento de pedra numa extensão de 395 metros.

A ‘Reabilitação e Manutenção da Defesa Aderente DA9’ é da responsabilidade da Agência Portuguesa do Ambiente e tem um investimento total de perto de 895 mil euros, sendo financiada pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos. A empresa Hydro Stone – Engenharia, Lda. será responsável por esta obra, que tem um prazo estimado de execução de seis meses.

No âmbito deste encontro, que reuniu o presidente da Câmara, João Campolargo e o vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, José Pimenta Machado, decorreu uma visita à obra concluída de ‘Recuperação e Estabilização do Cordão Dunar entre a Praia Barra e Costa Nova’, que se traduz numa extensão aproximada de 1.236 metros de passadiço e de plantação de espécies autóctones, que contribuem para a fixação das areias na duna, evitando o impacto sobre o sistema dunar.

João Campolargo destacou a “importância da proteção do litoral e das suas populações e a necessidade de dar resposta atempada e adequada às principais vulnerabilidades climáticas atuais e futuras, nomeadamente as que são provocadas pelo impacto da subida do nível médio das águas do mar e pelo aumento de eventos extremos de precipitação e vento forte”.