Foto: CMI

A Câmara Municipal apresenta a nova programação do Laboratório do Envelhecimento até julho.

Na Investigação, o Laboratório do Envelhecimento associa-se aos projetos europeus “SHAPES” e “Grampcity”, centrados nas temáticas da tecnologia e os seniores e na saúde mental no envelhecimento.

No Conhecimento, pretende-se a implementar programas que permitam a troca de conhecimento e experiência. O destaque vai para a iniciativa “Joga” – do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, que desafia, semanalmente, as pessoas idosas a jogar, aliando a tecnologia ao tradicional – e para “Maiores On”, que promove a inclusão de dinâmicas nas novas tecnologias.

Destaque também para as formações, conversas e oficinas “Como Preparar as Pessoas para a Reforma?”, ” Novos Jogos na Animação”, “Prevenção de Quedas”, “Partilha e empoderamento no cuidado”, “Comunicação com Dependentes”, “Estratégias de empoderamento emocional e Saúde Psicológica do/a Cuidador/a”, “Robótica para Estimular” e Primeiros Socorros nas Pessoas Mais Velhas.

Mensalmente, haverá um podcast que convida as mulheres mais velhas a falarem sobre diferentes temas, como “Irritações”, “Poder do Feminino”, “Férias nos Mais Velhos” e “Preconceito”.

Na Criação Artística, inicia-se a rodagem de uma curta-metragem, pelo realizador Henrique Vilão, vencedor do Concurso de Curtas-Metragens da Maior Idade. Com financiamento da Fundação Gulbenkian, Ângelo Campota e Susana António, do projeto “Avó Veio Trabalhar”, irão instalar-se no Laboratório do Envelhecimento e capacitar técnicos e idosos na área da criação artística, ensinando novas técnicas na área do design social.

Ainda no âmbito da criação, desafia-se os participantes para “Aprende a Tricotar”, “Dóri em Crochet”, “Coro da Memória”, “Oficinas de desenho” e “Linhas Arte Nova”.

A nova programação do Laboratório do Envelhecimento conta com o financiamento e/ou colaboração de diversos parceiros, nomeadamente, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Universidade do Porto, a Universidade de Castilha La Mancha, a Universidade de Coimbra, a Universidade do Algarve, a Universidade de Aveiro, a Universidade da Madeira, a Universidade da Beira Interior, os Bombeiros Voluntários de Ílhavo, Associação Nacional de Gerontólogos, a Unidade de Cuidados na Comunidade Laços Mar e Ria e a Câmara Municipal Sever Vouga.

Publicidade