Foto: CMI

A Câmara Municipal decidiu suspender os trabalhos de limpeza dos passadiços da Praia da Barra por tempo indeterminado face à nota de imprensa intitulada ‘Quercus e Movimento Não Lixes alertam para intervenções destruidoras da orla costeira’.

A autarquia convocou uma reunião de urgência com as duas organizações.

A intervenção, que começou a 16 de maio, visava manter transitável o passadiço da praia da Barra. A escavação da duna primária, que é a primeira linha de defesa contra o avanço do mar, originou protestos por parte do movimento cívico ambientalista ‘Não Lixes’, que pede outro tipo de intervenção, como a elevação do passadiço ou a utilização de maquinaria mais leve.

Em comunicado, a Câmara Municipal diz que “a areia que cobre os passadiços e que está a ser movimentada reforçará as dunas a nascente e a poente”, acrescentando que “no decorrer desta operação de conservação estão a ser realizadas ações de manutenção das madeiras do passadiço e será aumentado o número de regeneradores dunares para o reforço estrutural das próprias dunas”.

A autarquia refere ainda que “circular nos passadiços protege as dunas, uma vez que direciona a circulação das pessoas para um trajeto único” e que “esta intervenção vai ao encontro da reivindicação crescente da população, nos últimos meses, para remover a areia dos passadiços, de modo a garantir a sua acessibilidade”.