Foto: via CMI

No dias 4 e 5 de junho, o município de Ílhavo é ponto de paragem do Caminho Marítimo de Santiago.

O Caminho Marítimo de Santiago pretende recriar, na costa portuguesa, a viagem da “Barca de Pedra” que, segundo reza a lenda, no ano 40 do primeiro milénio transportou o corpo do Apóstolo Tiago, desde Jaffa na Palestina até Campus Stella na Galiza.

O Cruzeiro Inaugural teve início no passado dia 28 de maio, em Vila Real de Santo António, e terminará no dia 13 de junho, em Santiago de Compostela.

As embarcações vão percorrer 500 milhas. Ao longo de 17 dias serão feitas 10 etapas com passagem por nove portos portugueses e três galegos.

A chegada das embarcações à Ria de Aveiro está prevista para sábado, dia 4, a partir das 17h. A primeira a chegar será a Caravela Vera Cruz, que ficará ancorada no Porto Bacalhoeiro, Gafanha da Nazaré.

No domingo, dia 5, a Caravela Vera Cruz estará aberta a visitas.

Segundo comunicado, “com esta iniciativa, o Município de Ílhavo consolida a sua aposta na economia do mar, na valorização do seu património náutico e na promoção turística”.

Esta é uma ação conjunta das Estações Náuticas da Ria de Aveiro, cuja coordenação é assegurada pelo Município de Ílhavo.