Entre os dias 4 e 12 de junho, realiza-se a iniciativa “Pont(e)s de Acesso”, com um conjunto de ações que visam promover as instituições da memória envolvidas e presentes na vida da comunidade.

Promovido pelo município, o evento arranca no sábado, 4 de junho, às 9h15, no Laboratório das Artes Teatro Vista Alegre, com o seminário “Se esta rua fosse minha: um projeto para a cidadania global”. Neste encontro, serão abordados temas como a Educação para a Cidadania Global, a Democracia e as Paisagens Linguísticas.

Destaque para a apresentação da publicação digital “Se esta rua fosse minha: um projeto identitário, cidadão e multidisciplinar” e da biografia “Nossa Gente”, dedicada a Samuel Tavares Maia.

Na Semana dos Arquivos do Centro de Documentação de Ílhavo haverá também tertúlias junto das comunidades escolares dos Agrupamentos de Escolas da Gafanha da Encarnação e Gafanha da Nazaré, nos dias 8 e 9, às 18h, respetivamente, com a apresentação de memórias sobre mitos, tradições e curiosidades sobre os topónimos do concelho, recolhidos pelos alunos durante o ano letivo que agora encerra.

Haverá ainda “Jogos da Rádio: Se esta rua fosse minha”, entre 9 e 12 de junho, integrados no Festival Rádio Faneca, que visam levar as crianças e as suas famílias a percorrer as ruas centrais de São Salvador, conhecendo e brincando por entre os becos, e a construir narrativas que serão partilhadas na Rádio Faneca.