A vereadora Mariana Ramos (à esq.) representou o município

O Laboratório do Envelhecimento foi galardoado com o prémio internacional Grundtving de 2022, atribuído pela Associação Europeia para a Educação de Adultos (EAEA).

Este galardão distingue a investigação, o conhecimento e a criação artística que estão a ser desenvolvidos pelo Laboratório do Envelhecimento, sediado no Beco Ferreira Gordo, em Ílhavo, desde o início do ano, elevando-o a exemplo internacional de boas práticas no ensino informal de adultos, nomeadamente de idosos, através de uma aprendizagem transformadora.

O convívio intergeracional, a familiarização com as novas tecnologias, a criação artística, as atividades de estimulação cognitiva, a formação de cuidadores, as conversas com investigadores, foram algumas das atividades reconhecidas pelo júri internacional como “importantes e transformadoras” no ensino de adultos.

O presidente da Câmara, Joao Campolargo, refere que “ganhar o prémio Grundtving significa, antes de tudo, que o Município de Ílhavo é reconhecido internacionalmente por estar a trabalhar, muito e bem, num desafio societal complexo e exigente que é o envelhecimento”. Acrescenta que “sabemos que o envelhecimento populacional é uma das maiores transformações sociais deste século, sendo por isso um desafio não só demográfico, mas, sobretudo, de coesão territorial”.

“A aprendizagem transformadora e a educação são prioridades da governação do Município de Ílhavo, pois acreditamos que é, através aprendizagem contínua e significativa e da educação, que conseguimos uma maior inclusão social e uma maior justiça social”, conclui.

De janeiro a abril de 2022, o Laboratório do Envelhecimento promoveu mais de 30 ações de aprendizagem. O local é diariamente visitado por cerca de 100 pessoas, entre seniores, investigadores, técnicos, artistas e estudantes.

O prémio Grundtving
Desde 2003, a EAEA premeia anualmente projetos de educação de adultos da Europa e de outros países que demonstrem inovação e excelência na aprendizagem e educação de adultos através do Grundtving Award.

A edição deste ano, sob o tema “Aprendizagem e Valores Transformadores”, distinguiu o Município de Ílhavo (categoria nacional) e o CEIPES – Centro Internazionale per la Promozione dell’Educazione e lo Sviluppo, de Palermo, Itália (categoria transnacional).

A cerimónia de entrega do prémio Grundtving 2022 decorreu a 30 de maio, em Mechelen, Bélgica. O nosso município foi representado pela vereadora Mariana Ramos.

O Prémio recebeu o nome de Nikolai Frederik Severin Grundtvig (1783–1872), um educador dinamarquês com influência no desenvolvimento da educação não-formal de adultos na Europa e no mundo, que enfatizou o valor intrínseco da aprendizagem, como base para se viver uma vida significativa e agradável.