Foto: "Os Ílhavos"

A Associação Cultural e Desportiva “Os Ílhavos” vai comemorar o seu 45º aniversário, com destaque para a 27ª edição dos Lemes do Ano.

Com este aniversário, o presidente da Direção, Carlos Ferreira, quer “prestar homenagem aos fundadores, sócios, dirigentes e atletas que já não estão entre nós, e que deram o seu esforço para o engrandecimento da associação”.

O evento que marca a efeméride realiza-se no próximo dia 7, a partir das 18 horas e 30 minutos, na sede da associação, com Hastear das Bandeiras, Sessão Solene, entrega dos Diplomas e Emblema em Prata aos associados com 25 anos de ligação ao clube, assinatura dos campeões no Livro de Honra e entrega dos Lemes do Ano. A celebração termina com um Porto de Honra e bolo de aniversário.

No dia 11, pelas 12 horas, realiza-se uma romagem ao cemitério.

Lemes do Ano
Ao longo de 27 edições, “Os Ílhavos” têm homenageado, com o Leme do Ano, pessoas individuais e coletivas ligadas às artes, ao desporto, à política ou à solidariedade “pelo esforço e dedicação com que trabalham em prol do nosso município”, refere Carlos Ferreira.

O Leme de Honra será atribuído ao jornal “O Ilhavense” pelos seus 100 anos e ao Grupo de Jovens “A Tulha” pelos seus 50 anos. O mesmo galardão será dado à Associação Amigos da Malha da Carvalheira, à Associação Náutica e Recreativa da Gafanha da Nazaré, ao Grupo Regional de Danças e Cantares da Gafanha do Carmo e ao Rotary Club de Ílhavo pelos 25 anos de existência.

O antigo presidente da Câmara, Fernando Caçoilo, e o antigo vereador, Marcos Ré, serão recipientes do Leme de Reconhecimento e Mérito.

Sofia Nunes e Ângelo Valente receberão o Leme da Solidariedade pelos serviços prestados no Centro Comunitário da Gafanha do Carmo.

História
Fundada a 7 de junho de 1977, a A.C.D. “Os Ílhavos” começou, na Rua Cimo de Vila, com atletismo, boxe, cinema e teatro. Em 1982, a associação inaugurou a sua sede na Avenida Srª do Pranto.

Atualmente, “Os Ílhavos”, que é instituição de Utilidade Pública desde 2002, tem secções de atletismo, pesca desportiva, kick-boxing, trail, judo, campismo e biblioteca.

As iniciativas de destaque, que se realizam anualmente, são o Grande Prémio de Atletismo e o Concurso de Pesca Desportiva, que estão incluídos no calendários das respetivas associações regionais e federações. De 1977 a 2011, foi organizada a Volta a Ílhavo em ciclismo, prova que chegou a estar incluída no calendário da Taça de Portugal de Esperanças.

Carlos Ferreira está à frente dos destinos da associação desde 1995, com interregno de apenas um mandato.