Foto: CMI

Os trabalhos de remoção das areias dos passadiços da Praia da Barra foram concluídos no passado dia 2 de junho.

A intervenção teve como objetivo garantir a acessibilidade pedonal, incluindo a visitação por parte de pessoas com mobilidade reduzida, assegurando, em simultâneo, a conservação da natureza.

O trabalho foi concluído após uma posição consertada entre a Câmara Municipal, grupos ambientalistas (QUERCUS e ‘Não Lixes’) e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que, segundo a autarquia, “foi clara para a execução da limpeza destas estruturas, com o propósito de direcionar a circulação pedonal, evitando outros percursos livres pelas dunas, preservando-as”.

A APA informou o município que, “após a época balnear, irá procurar novas soluções para a manutenção dos passadiços”, estudando-se “intervenções mais duradouras, tendo em consideração o facto de os passadiços terem, ao longo dos últimos anos, desempenhado outra das suas funções, o da consolidação do cordão dunar”.

Terminada a intervenção na praia da Barra, estão já a decorrer os mesmos trabalhos de limpeza na praia da Costa Nova do Prado, bem como os da substituição dos passadiços danificados em frente aos bares de praia, num investimento a cargo do município.

No âmbito do projeto ‘Município de Ílhavo – destino Turístico Acessível’, estão a ser criadas duas zonas de sombreamento, uma em cada praia. Tratam-se de estruturas que proporcionarão zonas de descanso e de usufruto da paisagem marítima.

Os restantes trabalhos e equipamentos que asseguram a época balnear, nomeadamente chuveiros, lava-pés, recipientes para deposição de resíduos, estão também a ser executados.