Foto: CMI

No próximo sábado, dia 25, o Museu Marítimo de Ílhavo, no âmbito da iniciativa “Tanto Mar”, acolhe a “Conversa de Mar: A modernização da frota bacalhoeira e a assistência do Gil Eanes” e promove uma oficina para crianças dedicada aos veleiros.

O capitão João David Marques e o engenheiro Ricardo Matias convidam o público a refletir sobre a modernização da frota bacalhoeira nos anos 1930 e a importância da assistência prestada pelo navio-hospital Gil Eannes, durante décadas, à frota bacalhoeira portuguesa que navegava nos bancos da Terra Nova e Gronelândia.

Este diálogo apoia-se na exposição “O Grande Norte”, patente no Museu Marítimo, que conta a última grande aventura marítima portuguesa, que desbravou caminho até à grande ilha do Ártico.

Para os maiores de seis anos, há uma atividade que desafia crianças e famílias a construírem um veleiro com materiais simples.

No dia 2 de julho, está agendada a oficina “João Carlos: Novas vias para o ver”, que sugere uma reinterpretação do trabalho do artista com os olhares contemporâneos dos participantes. Através do decalque de elementos das ilustrações
de João Carlos, os participantes são convidados a integrá-los nas suas próprias ilustrações/composições.