Foto: CMI

Nas comemorações do 32º aniversário de elevação de Ílhavo a cidade, que se realizaram no passado dia 13 de julho, os temas da sustentabilidade e dos espaços verdes estiveram em destaque.

O presidente da Câmara Municipal, João Campolargo, sublinhou a importância e a intenção de otimizar os sistemas de rega, considerados obsoletos, e proceder à reorganização das caldeiras e à plantação de espécies adequadas aos espaços em vários locais da freguesia, tendo como objetivo garantir a melhoria das acessibilidades nos espaços públicos de circulação e mobilidade.

Foram também referidos outros projetos em desenvolvimento, como a revisão do PDM – Plano Diretor Municipal, os acordos de cooperação que irão ser firmados na próxima sexta-feira, dia 15 de julho, com as Associações do Município e os protocolos com as quatro Juntas de Freguesia.

O presidente da Junta de Freguesia de São Salvador, João Braga, fez referência ao “ao trabalho realizado ao longo dos anos, lembrando todos os autarcas e pessoas que contribuíram com o seu melhor em prol do desenvolvimento e valorização da cidade, bem como os que dão continuidade ao crescimento e valorização do território que nos identifica”.

Seguiu-se uma visita às obras efetuadas na Rua das Cancelas. A primeira fase da intervenção contemplou a substituição da rede de saneamento, que se encontrava em mau estado de conservação, por novas redes de drenagem de águas residuais e pluviais em regime de sistema separativo, estando agora aberto o concurso para a segunda fase que respeita ao troço compreendido entre o entroncamento com a Rua Domingos Ferreira Pinto Basto (EN 109) e o entroncamento com a Rua Arcebispo Pereira Bilhano.

A segunda fase da obra visa reorganizar a circulação de peões, com a construção de passeios e assegurar condições de segurança nas travessias das faixas de rodagem através da localização de passadeiras em locais adequados, bem como proceder à pavimentação geral do arruamento, seguindo a linha do casco antigo.

O Parque de Merendas e o Ecodrive, em Vale de Ílhavo, que são obras da responsabilidade da Junta de Freguesia, mereceram especial destaque neste dia pela afirmação de uma freguesia “mais verde”.

O Parque de Merendas estará concluído no dia 30 de julho e, segundo a autarquia, “será um importante espaço de lazer”, mesmo ao lado da Piscina de Vale de Ílhavo.

Já o Ecodrive é considerado “outra mais-valia” para a freguesia de São Salvador, prevendo-se a criação de um horto comunitário e o uso do poço existente para aproveitamento de águas.

O programa encerrou na Feira dos 13, Vista Alegre, junto da comunidade.