Foto: CMI

O Laboratório do Envelhecimento acolheu, durante a manhã de ontem, uma sessão de apresentação do Espelho Inteligente e uma sessão avaliativa do projeto Joga, no âmbito do Eixo Investigação.

O Espelho Inteligente foi apresentado pela Universidade Castilla Lá Mancha, de Espanha, num consórcio coordenado pelo investigador Pedro Rocha, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, no âmbito do Projeto Europeu SHAPES – Smart & Healthy Ageing through People Engaging in Supportive Systems.

Com esta tecnologia, que integra sensores de queda, sensores de ocupação e smartband, as pessoas mais velhas com um défice cognitivo ligeiro são monitorizadas remotamente por uma equipa multidisciplinar sediada no Laboratório do Envelhecimento.

Em setembro, e numa iniciativa aberta à comunidade sénior do município, dar-se-á início aos primeiros testes dos Espelhos Inteligentes.

Ainda durante a manhã, Ana Veloso e Óscar Mealha, do DeCA – Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (UA), divulgaram os resultados do projeto Joga da Comunidade MiOne, lançado no Laboratório do Envelhecimento há alguns meses, em que estudantes da UA utilizaram os jogos como veículo de interação com as tecnologias.

Para a vereadora Mariana Ramos, “a adoção da tecnologia inovadora e a utilização de uma vasta gama de soluções digitais para permitir aos idosos envelhecer no seu espaço com qualidade de vida, é o principal objetivo deste projeto”. Acrescentou que a escolha do município para a testagem desta inovação “é o reconhecimento, nacional e internacional, do trabalho que o Laboratório do Envelhecimento tem desenvolvido na promoção do envelhecimento saudável, em conjunto com as entidades do sistema científico”.