O Executivo Municipal de Ílhavo deu continuidade às diligências necessárias para a transferência das novas competências no domínio da Ação Social a partir do dia 1 outubro de 2022.

O exercício de competências pelas Autarquias Locais tem-se revelado uma realidade de importância acrescida, sobretudo ao nível da intervenção nas situações de vulnerabilidade e exclusão social em que se encontram pessoas e famílias, sendo considerado uma resposta de proximidade mais adequada e célere.  

Em reunião do Executivo Municipal de Ílhavo, e após auscultação com as entidades sociais que detêm experiência no exercício das competências identificadas e conhecimento do território, foram aprovadas as minutas dos protocolos a celebrar oportunamente com o Centro de Ação Social do Concelho de Ílhavo (CASCI) e Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo, visando o desenvolvimento de um atendimento social integrado. 

Foi ainda aprovada a nomeação do coordenador do Núcleo Local de Inserção e do Serviço Local, o psicólogo Nuno Craveiro, bem como o Regulamento do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social para o Município de Ílhavo. 

As principais competências assumidas agora pela Câmara Municipal de Ílhavo dizem respeito ao Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social e ao Rendimento Social de Inserção. 

Publicidade