Nas últimas semanas, o Laboratório do Envelhecimento dinamizou uma série de ações centradas na Azulejaria.

As sessões de cromoterapia pretenderam conectar as emoções das pessoas mais velhas aos azulejos, através da aprendizagem de novas técnicas de produção artística em azulejo, com orientação artística de Acácio Moreira.

No dia 21 de novembro, o Laboratório do Envelhecimento acolheu uma conversa dedicada ao “O Valor do Azulejo” com Milu Lima e Jorge Saraiva, da Oficina da Formiga, e o artesão Acácio Moreira, que partilharam as suas vivências com esta arte e os seus projetos carregados de memória.

Na sexta-feira, dia 25, “Percursos de azulejaria”, sob a orientação de Naty Veiga, levaram a comunidade sénior a percorrer as ruas e becos de Ílhavo e a fotografar os mais icónicos painéis de azulejos, que ornamentam em edifícios de Ílhavo.

Para o dia 16 dezembro, estão agendadas visitas “À Oficina da Formiga”, na Coutada, e à Escola de Artes e Ofícios de Ovar.

Os anfitriões da “Oficina da Formiga” vão dar a conhecer as suas peças, réplicas dos formatos e motivos de louça utilitária, fabricada na segunda metade do século XIX e primeira metade do século XX, provenientes de diversas unidades industriais nacionais que já encerraram.

Seguir-se-á a visita a Ovar para um passeio pelas ruas e edifícios emblemáticos da cidade e visita à Escola de Artes e Ofícios de Ovar, que proporcionará uma experiência de pintura de azulejo.

A participação é gratuita mas sujeita a inscrição prévia através do número: 234 329 636, ou pelo endereço de e-mail: maioridade@cm-ilhavo.pt.