A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, no dia 10 de janeiro, apreendeu 204 quilos de polvo e lula, na localidade da Gafanha da Nazaré.

Numa ação de fiscalização levada a cabo com o objetivo de controlar o cumprimento das regras de captura e transporte, os militares da Guarda fiscalizaram um armazém de venda de pescado, encontrando no seu interior os moluscos cefalópodes sem qualquer documento de aquisição. Após análise, foi possível apurar que 192 quilos de polvo não tinham o peso regulamentar para ser comercializado e que a lula não tinha sido sujeita ao regime de primeira venda em lota.

Foi identificada uma mulher de 52 ano e elaborado o respetivo auto de contraordenação cuja coima pode ascender aos 37500 euros.

Os moluscos foram entregues à lota de Aveiro, onde a lula foi vendida em regime de leilão, ficando o valor do seu custo à ordem do processo e o polvo após submetido a uma inspeção higiossanitária será doado a instituições de solidariedade social.

A GNR salienta que a prática de uma pesca sustentável, que respeite a natureza e a integridade dos ecossistemas, contribui para a conservação das unidades populacionais de peixes e, ao mesmo tempo, para a criação de condições de prosperidade e emprego no setor das pescas.