O presidente da mesa da Assembleia Municipal de Ílhavo, Paulo Pinto, assinalou os 125 anos da Restauração do Concelho hoje, dia 13 de janeiro, com uma mensagem para os munícipes ilhavenses que transcrevemos na íntegra de seguida.

«Hoje, dia 13 de janeiro, assinalamos os 125 anos da Restauração do Concelho de Ílhavo, marco importante para a recuperação da coesão territorial e administrativa perdida durante quase três anos (entre 21 de novembro de 1895 e 13 de janeiro de 1898) para o vizinho concelho de Aveiro.

A restauração do Concelho de Ílhavo, feita pelo Decreto de 13 de janeiro de 1898, inseriu-se no longo processo de reforma administrativa que caracterizou o regime liberal, sem deixarmos de recordar os esforços e movimentos críticos dos ilhavenses que reclamavam pela reposição da “verdade, autonomia e legitimidade territorial e social”.

A Mesa da Assembleia Municipal não podia deixar de registar este importante marco que repôs a justiça na história do Município, devolvendo a autonomia administrativa ao território e às suas gentes que sempre procuraram defender e preservar a sua identidade cultural, histórica e social.

Uma identidade cultural, histórica e social reflexo do papel que a pesca do bacalhau e a construção naval tiveram no desenvolvimento económico e social do território, com um forte contributo para potenciar o município e posicioná-lo como uma referência, quer na região, quer a nível nacional. Mas também não podemos esquecer a importância que a Vista Alegre teve, e tem, no desenvolvimento do município. É um importante centro empresarial com considerável projeção nacional e internacional que desempenhou um papel preponderante na economia e na coesão social do município e da região, bem como no envolvimento de projetos culturais comunitários.

Volvidos 125 anos, o nosso Município – coeso, íntegro e autónomo – tem, hoje, desenvolvimento sustentado, dimensão económica, turística e cultural acima da média nacional, com atratividade e potencialidades ímpares – o Mar e a Ria – mobilidade, acessibilidades e qualidade de vida.

Para tal, muito contribuíram toda a nossa comunidade, as nossas gentes, os que escolheram este território para viver e o abraçaram de corpo e alma, a projeção do Porto de Aveiro e a Universidade, o dinamismo do nosso tecido Empresarial e das nossas Associações.

Neste sentido, a Assembleia Municipal de Ílhavo manter-se-á fiel aos seus princípios e missão: queremos estar ainda mais perto de todos, queremos ser a Casa da Cidadania e da Democracia, onde a pluralidade e a discussão democrática são marcas indeléveis da nossa identidade política, tendo em vista o desenvolvimento estruturado do Município de Ílhavo.»