Foto: Daryan Dornelles

A Casa da Cultura de Ílhavo acolhe hoje o concerto de Fado Bicha, projeto de Lila Fadista e João Caçador, que exerce uma exploração livre e interventiva do património tradicional do fado, tornando-o, simultaneamente, um protesto e uma celebração.

A partir do fado, a que somam outros estilos de música e de dança, Lila e João exploram outros caminhos para o fado, ultrapassando algumas das barreiras rígidas do tradicional atual, particularmente a normatividade de género e o apagamento das contribuições e das experiências das pessoas LGBTI. A banda assume-se de intervenção, partindo das identidades bichas, de Lila e João, e do seu envolvimento em meios e temáticas ativistas, reclamando uma pertença e legitimidade naturais, tanto no carácter mutável do fado, como na ancestralidade queer abafada – no fado e na sociedade portuguesa em geral. O seu álbum de estreia, lançado em 2022, e que apresentam esta quarta-feira na Casa da Cultura de Ílhavo, chama-se “Ocupação”.

O concerto de Fado Bicha está inserido no ciclo “Margem de certa maneira”, que inclui espetáculos de música, teatro e dança que mostram a tensão cultural entre periferias e centros urbanos, as estéticas não oficiais e tentativas de redefinição de identidades através das artes. À dupla de Lila Fadista, na voz e letras, e João Caçador, nos instrumentos e arranjos, junta-se, em palco, Larie (que a solo é LaBaq), nos samples, percussão, trompete, viola e vozes.

O espetáculo acontece esta quarta-feira, às 21:30, na Casa da Cultura de Ílhavo. Os bilhetes custam 8,00€ e estão disponíveis nas bilheteiras físicas da Casa da Cultura e na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, bem como online na bilheteira da BOL.