O movimento Unir Para Fazer, que lidera os executivos da Câmara Municipal de Ílhavo e da Junta de Freguesia de São Salvador, está a promover uma consulta à população sobre a possibilidade de alterar a data do Feriado Municipal de Ílhavo, que se realiza anualmente, na segunda-feira a seguir ao dia de Páscoa, para uma data com maior simbolismo histórico, que possa ser mais vivida pela população.

«Pretendemos que a população participe ativamente, independentemente de ser ou não apoiante do Unir para Fazer. Este inquérito é para todos: para os que pretendem a mudança da data do feriado e para os que consideram que a data do feriado não deve ser alterada. Trata-se assumidamente de um estudo preliminar, sem pretensões de ser científico ou vinculativo. O que pretendemos é ouvir os Munícipes», explica José Pinto Reis, do UPF.

O questionário online apresenta três sugestões de datas históricas para o município, como o 13 de outubro (Foral de D. Dinis, em 1296), o 13 de janeiro (Restauração do Concelho de Ílhavo, em 1898) ou o 3 de abril (Abertura definitiva da barra de Aveiro, em 1808). Para além das datas sugeridas, há ainda a hipótese de apresentar uma outra data.

O inquérito online está disponível no site oficial do Unir Para Fazer (www.unirparafazer.pt)