Realizou-se no passado dia 11 de Março a Regata de Abertura da Associação Náutica da Gafanha da Encarnação (ANGE) de 2023, que contou com a inscrição de 47 embarcações, reunindo 70 velejadores, que, numa tarde pouco solarenga de sábado, acabou por permitir uma boa prova desportiva que embelezou as águas da Ria e presenteou os passeantes da muralha da Costa Nova com um belo espetáculo de cor e movimento.

A vitória na classe Optimist Infantil foi disputada entre 18 velejadores inscritos e foi ganha por Pedro Firmeza, do CVCN, com Miguel Teixeira, do SCA/AAUAv, e Manuel Senos, do CVCN, respetivamente na 2ª e 3ª posição do podium.

A classe de Optimist Juvenil, onde estavam inscritos oito velejadores, foi dominada pelos atletas do CVCN, com Gustavo Capela, Salvador Fonte e João Firmeza, respetivamente na 1ª, 2ª e 3ª posição.

A classe ILCA 4, foi dominada pelos velejadores do CVCN, vencendo Sofia Lau, seguida por Ana Saraiva e Henrique Simões.

Na classe ILCA 6 foi vencida por Gustavo Simões, tendo Nuno Simões, e Tomás Lemos, todos representando o CVCN, obtido a 2ª e 3ª posição da classificação.

A classe Laser Pico foi ganha pelo atleta do SCA/AAUAv, João Pedro Marques.

Na classe VAURIEN da vitoria foi disputada entre embarcações do SCA/AAUAv, tendo sido vencedora a tripulação José Feitas/Luis Freitas.

A classe VOUGA foi ganha por Delmar Conde, da ANGE.

Participaram duas embarcações de iniciação da prática da vela, um Raquero e um Laser Bahia, do CVCN, com tripulações muito jovens que fizeram nesta prova o primeiro contacto com o ambiente de regata.

Na classe Pequenos Cruzeiros, a vitória foi de Francisco Andrade da NADO.

A classe Cruzeiros B-Jet foi vencida pelo velejador da casa, Ramiro Silva, da ANGE.

Na classe DC730 obteve vitoria a embarcação de José Amaral, do CVCN.

Já no próximo dia 17 de Junho, a Associação Náutica da Gafanha da Encarnação prevê a realização da Regata do 34º Aniversário.