O Navio-Museu Santo André e a Vista Alegre vão ser o foco da semana temática “À descoberta do Turismo Industrial”, em Ílhavo, que começou ontem e prolonga-se até 16 de abril.

A iniciativa é promovida pelo Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial, do qual a Vista Alegre é membro fundador e o Museu Marítimo de Ílhavo (através do Navio-Museu Santo André), parceiro.

Esta segunda edição da semana temática propõe mostrar o património cultural e as atividades produtivas das várias regiões de Portugal, propondo visitas orientadas a locais de “indústria viva” e a equipamentos museológicos.

O programa do município de Ílhavo inclui sete atividades, em torno do setor da cerâmica (neste caso, a porcelana) e do setor das pescas (do largo). Estão agendadas visitas orientadas ao Navio-Museu Santo André e ao bairro operário da Vista Alegre, oficinas de olaria, demonstrações de ofícios e “peddy papers”. A grande maioria das atividades são gratuitas e vocacionadas para várias faixas etárias.

O desenvolvimento do Turismo Industrial enquadra-se na Estratégia Nacional de Turismo 2027 e tem subjacente a valorização do património histórico-cultural e das atividades identitárias dos territórios, que refletem a dinâmica e capacidade de inovação da produção nacional.

Esta iniciativa permite estruturar e promover a oferta turística, ancorada em itinerários temáticos e/ou interesses específicos da procura, e pretende dar resposta às expectativas dos turistas de hoje, que procuram experiências autênticas e originais durante todo o ano.

Programa local:

10 a 14 de abril, 16h00, Visita Guiada “Bairro Operário, passo a passo”, Vista Alegre

15 de abril, 10h00-12h00, Peddy paper – Da proa à popa, Navio-Museu Santo André

15 de abril, 11h00, Oficina de Olaria – Colagem, Vista Alegre

15 de abril, 15h00-18h00, Demonstração de Ofícios – filador e oleiro, Vista Alegre

15 de abril, 16h00, O Coração do Navio – visita especial, Navio Museu Santo André

16 de abril, 11h00, Oficina de Olaria – Flores em Porcelana, Vista Alegre

16 de abril, 16h00, Visita especial – histórias em rede, Navio-Museu Santo André