O Jornal O Ilhavense foi distinguido, ontem, segunda feira, com a condecoração honorífica Medalha do Município – Ouro, o mais alto galardão atribuído pela Câmara Municipal a quem se destaca no município.

A cerimónia de entrega das condecorações aconteceu na Casa da Cultura de Ílhavo, integrando o programa das celebrações do Dia do Município.

 A produzir notícias há 101 anos,  “O Ilhavense” mereceu a referida distinção, conforme se pode ler no documento que acompanha a medalha, considerando que :

“1. O Ilhavense, periódico regional sediado em Ílhavo. O primeiro número que chegou ao público a 20 de novembro de 1921. Tem as suas raízes no semanário O Brado que veio para as bancas a 23 de novembro de 1910.

  2. Fundado por José Pereira Teles, que assumiu também a direção, mantém ainda hoje, a missão de ser o espelho da vida local quer noticiando os principais factos da vida ilhavenses, quer traduzindo os legítimos anseios dos seus autóctones e íncolas e/ou pugnando pela solução de todos os problemas que possam interessar à vida local quer ainda, pondo em evidência os nomes e obras dos Ílhavos sem, todavia, descorar os termos de carácter nacional ou internacional com especial relevância na vida dos Povos.

 3. Além de José Pereira Teles, outros ilhavenses assumiram a direção do periódico, destacando-se Mário Rocha, Vitor José Mónica de Pinho, Célio fernandes Salvadorinho, António Francisco Neves Vieira, José Manuel Torrão Sacramento, Maria José Santana e atualmente Maria Helna Malaquias, apesar de diversos constrangimentos conseguiram manter um impotante elo de ligação com a comunidade da diáspora ilhavense.

 4. Folhear O Ilhavense é encontrar verdadeiros pedaços da história da nossa região, onde muitos ilhavenses deixaram o seu marco, de forma mais ou menos anónima, como: João carlos Celestino Gomes, Dinis Gomes, António Maria Lopes, Palmiro Peixe, Fernando Magano e tantos outros que ainda hoje mantém um pedaço da cultura ilhavense viva”. 

O Presidente da Câmara, João Campolargo, entregou a medalha à atual diretora Maria Helena Malaquias.

Foram ainda condecorados : José Paradela( a título póstumo), Elias Vieira Oliveira, Renato Conde, Casa do Povo da Gafanha da Nazaré, António Marques da Silva, Grupo Cáritas Paroquial da Gafanha da Nazaré, Henrique Portovedro, Duarte José Almeida Fradinho, e Associação Cultural Recreativa Os Baldas.