Por: António Resende
A banda do Bombeiros Voluntários de Ílhavo – Música Nova, completou no passado dia 15 de Abril sábado, 123 anos de existência. O dia começou com o hastear das bandeiras pelas 9:30 horas, com as presenças de João Campolargo, presidente da Câmara, João Braga, presidente da Junta de Freguesia de São Salvador, e Carlos Ferreira, presidente da Assembleia Geral da Música Nova.
Seguiu-se uma romagem ao cemitério em memória dos músicos e colaboradores da Banda já falecidos.
Seguidamente celebrou-se uma missa na Igreja Matriz, em homenagem quer à Banda, quer ao corpo de Bombeiros Voluntários de Ílhavo, que também festejavam o seu 130º aniversário. Nesta celebração, foram interpretadas algumas peças durante a eucaristia.
Por volta da hora de almoço, realizou-se um convívio com os sócios e amigos da Música Nova, onde a boa disposição foi evidente. Houve também o tradicional bolo de aniversário e o champanhe da praxe.
Para encerrar o dia em beleza, os alunos da Associação de Música da Banda Infantil (AMBI), tiveram a oportunidade para mostrar o seu talento com base no trabalho realizado.
No Domingo dia 16 de Abril, pelas 16 horas, realizou-se então o concerto de aniversário da nossa Banda. Este realizou-se na Casa da Cultura de Ílhavo e teve como artistas convidados, Cristiana Simões (que já integrou a Banda) e o fadista António Machado. O espetáculo foi muito apreciado pelo vasto público presente, acarinhando assim os músicos da terra, que estiveram em risco de ter visto por terminada a sua banda. Na verdade, esta foi salva por uns órgãos de salvação e que ainda têm muito trabalho pela proa.
Esperamos pois, que levem esta nau a bom porto, passando pelos inevitáveis escolhos que têm de contornar.
Por fim, usaram da palavra Rosário Casqueira, a presidente da direcção, Ana São Marcos, pela Junta de Freguesia de São Salvador, Carlos Ferreira, Presidente da Assembleia-Geral e ainda João Campolargo, Presidente da autarquia ilhavense.
Parabéns à Música Nova pelos seus 123 anos de história.