Vale de Ílhavo foi classificada ‘Aldeia de Portugal’, pela Associação do Turismo de Aldeia (ATA).
Depois de alguns meses dedicados a analisar os diferentes aspetos exigidos a cada candidatura, o júri de especialistas que integra a Comissão de Avaliação das Aldeias de Portugal aprovou a adesão de Vale de Ílhavo, e de mais sete outras localidades de vários pontos de Portugal, à rede das aldeias mais genuínas do país.

A par de Vale de Ílhavo, as aldeias que aderiram a esta rede foram: Folhense, no município de Vale de Cambra, Algoso, em Vimioso, Moimenta da Raia, em Vinhais, Podence, em Macedo de Cavaleiros, e Sambade, na Alfândega da Fé. A estas novas aldeias certificadas, juntam-se ainda as aldeias de Argas, no município de Caminha, Viana do Castelo, e Alte, em Loulé, Faro.

«Sabemos que o processo de adesão é particularmente minucioso e obriga ao envolvimento de várias entidades, para garantia de que toda a comunidade associada ao povoado está efetivamente envolvida na candidatura e motivada para o projeto de desenvolvimento que a marca ‘Aldeias de Portugal’ preconiza», explicou Teresa Pouzada, diretora da Associação do Turismo de Aldeia.

No seu site oficial, a ‘Aldeias de Portugal’ explica algumas das razões que levaram Vale de Ílhavo a ser escolhido. Por ser «conhecido pelo seu Carnaval», e que «se desvenda numa oferta que inclui padas e folares, um trilho pela Rota das Padeiras, percursos de canoagem ou caiaque pela Ria de Aveiro, e vários pontos de birdwatching».