O Museu Marítimo de Ílhavo, no âmbito do Programa “Tanto Mar”, promove este este sábado, dia 29, a Conversa de Mar “Diversidade, Apanha e Comercialização de Bivalves da Ria de Aveiro”, às 17:30 horas, no Navio-Museu Santo André.

Integrada no Festival Gastronómico “Vamos aos Cricos!”, esta conversa será orientada por Henrique Queiroga, professor e investigador da Universidade de Aveiro, que explicará os ecossistemas da Ria e os diversos tipos de bivalves, assim como a sua distribuição espacial. Paulo Lopes, presidente da APARA – Associação da Pesca Artesanal da Região de Aveiro, abordará as características dos bivalves, as artes da apanha dos “cricos”, a comercialização e os métodos de produção sustentável. O documentário “A Ria por Dentro”, realizado por Ana Maria Rodrigues, estará também em análise.

O Programa “Tanto Mar” apresenta também no sábado, às 10 horas, a última sessão das “Oficinas com Risco-Ilustração com Fernando Correia”, biólogo e Ilustrador. Em cada sessão exploraram-se técnicas de Ilustração diferentes, nesta última sessão, “Finais Coloridos”, a técnica a ser utilizada é a dos lápis de cor.

No âmbito do projeto “Azul Petróleo Cuidar do Mar e cuidar do Planeta”, em parceria com CERCIAV, o Museu Marítimo promove uma recolha de lixo, entre as 10 e as 12 horas, com a Brigada Verde. A recolha será aberta à comunidade, e o lixo recolhido integrará o projeto final da construção de marionetas gigantes em forma de baleias que irão ser manipuladas no Festival do Bacalhau.

No âmbito da celebração do octogésimo aniversário da Mútua dos Pescadores, o Museu Marítimo de Ílhavo promove, às 18 horas, na Fábrica das Ideias, na Gafanha da Nazaré, a apresentação do livro “Na língua da Maré – crónicas de mar e mareantes, da autoria de Abel Coentrão e Hélder Luís.