No último sábado de abril, dia 29, o xadrez regressou ao Glicínias, para a sua quinta edição desde 2017. Rumaram a Aveiro mais de meia centena de jovens xadrezistas organizados num total de 11 equipas de toda a região de Aveiro, e também do Porto, para a disputa dos títulos de equipas. Destaque para a presença de duas equipas ilhavenses, o Clube de Xadrez ATL da Coutada e o Clube de Xadrez N.ª Sr.ª do Pranto. Participaram ainda o CA Téssera, de São João da Madeira; CX Oliveira do Bairro Sport Clube; Clube dos Galitos, CX Agrupamento Escolas de Aveiro, CX Colégio Português, SC Beira-Mar e CX do Colégio D. José I, todos de Aveiro, e ainda a Academia de Xadrez da Maia e a EXP/Colégio Efanor, ambas da região do Porto.

Ao fim das muito disputadas e competitivas seis rondas a equipa da Escola de Xadrez do Porto/Colégio Efanor sagrou-se a campeã invicta com seis vitórias.

Todas as equipas foram premiadas com taças e todos os xadrezistas receberam medalhas comemorativas do V Torneio do Glicínias, havendo ainda sorteio de prémios brindes, contando com o apoio também da Fábrica da Ciência de Aveiro.

A organização do torneio foi levada a cabo pelo Clube de Xadrez do Agrupamento de Escolas de Aveiro, como o apoio do Glicínias Plaza e em parceria com a Edubox SA.

O próximo torneio será no dia 21 de maio, com a V edição do Torneio Jovem de Xadrez do CX Pranto, Ílhavo.

Classificação:
1.º EXP/Colégio Efanor 12 pts
2.º Cx AEscolas Aveiro 9 pts
3.º Cx Colégio Português 9 pts
4.º CA Téssera 8 pts
5.º Clube dos Galitos 6 pts
6.º CX Oliveira Bairro SC 6 pts
7.º AX Maia 5 pts
8.º SC Beira-Mar 5 pts
9.º CX ATL Coutada 5 pts
10.º CX N. ª Sr.ª Pranto 4 pts
11.º CX Colégio D. José I 3 pts
Troféu Sub10 CX ATL Coutada
Troféu Sub12 CX Oliveira Bairro SC
Troféu Não federado CX Colégio D. José I