A Vista Alegre tem feito ao longo dos anos várias parcerias com artistas de renome. O PAC – Projeto de Artistas Contemporâneos – tem dado origem a peças ímpares, de um valor cultural e artístico sem precedentes. A Vista Alegre, marca quase bicentenária, celebra a vida e obra da artista ao lançar duas jarras – Sombra by Lourdes Castro – num evento que decorrerá em Lisboa, na Galeria 111, no próximo dia 4 de maio, pelas 18h30. Esta é a vigésima terceira peça desta coleção, que começou em 2008 com uma obra de Eduardo Nery.

Nas palavras de Verónica de Mello, curadora de arte: «as duas jarras Sombra do Projeto Artistas Contemporâneos, Sombra Laranja e Sombra Verde, cada uma em edição numerada e limitada a 250 exemplares, foram criadas a partir de uma obra da coleção particular de Lourdes Castro e homenageiam esta criadora que deixou um importante legado na história da arte contemporânea portuguesa».

Afirmava a artista em 1962: «A surpresa do desenho, a simplicidade da forma, do contorno duma sombra, da sua invisível presença, fascinou-me tanto que ainda hoje para mim é nova. Uma sombra tem para mim mais significado do que simplesmente um objeto descrito. É uma maneira de contemplar as coisas e as pessoas à minha volta».

É a partir da década de 60 que Lourdes Castro explora a projeção e a fixação das sombras em materiais tão diversos como plexiglas, acrílico, lençol ou papel. Numa busca da síntese e da compreensão da forma, a artista cria uma leitura mais pura e desmaterializada da realidade, num jogo entre o tempo, a luz e a matéria.