No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus, o Museu Marítimo de Ílhavo inaugura a exposição “Mar Oceano: Legado de Mário Ruivo”, este sábado, dia 20, às 17 horas, e apresenta o Cine-concerto “Maria do Mar”, às 21:30 horas, na Casa da Cultura.

Mário Ruivo (1927-2017) foi biólogo e oceanógrafo, assumindo-se como um defensor da relação da Humanidade com o Oceano: “oceano há um só e devemos cuidar dele assim como os seres que nele habitam”.

Esta exposição parte das campanhas que realizou na frota bacalhoeira, entre 1955 e 1961. Normalmente a bordo do Navio-Hospital Gil Eannes, equipado com um laboratório de bordo, Mário Ruivo, liderava as equipas de investigação e visitava vários navios, em especial, o Navio Motor Capitão João Vilarinho. A exposição contou com o apoio da fundação Mário Soares e Maria Barroso, da professora Maria Eduarda Gonçalves, entre outras instituições e académicos.

Às 21:30 horas, poder-se-á assistir, na Casa da Cultura de Ílhavo, ao cine-concerto “Maria do Mar” (1930), filme de Leitão Barros e com música original de Sassetti. Considerado por muitos, a obra-prima do cinema português, aborda as dificuldades de vida dos pescadores e seus familiares, através de uma história de amor entre dois jovens, cujas famílias tinham quebrado relações na sequência de um naufrágio. O filme será interpretado por Bedro Burmester e Orquestra Filarmonia das Beiras.