A Câmara Municipal de Ílhavo anunciou a implementação de uma nova “Zona de Coexistência” entre os peões e os velocípedes, nas imediações da Casa Gafanhoa, na Gafanha da Nazaré.

«A requalificação da Rua São Francisco Xavier permitiu criar as condições necessárias para a implementação desta área, de características muito específicas, já que são zonas da via pública especialmente concebidas para utilização partilhada por peões e veículos motorizados. A implementação de Zonas de Coexistência pretende promover a circulação a baixa velocidade em determinadas áreas», informou a autarquia.

«No sentido de sensibilizar todos os munícipes, relembramos que numa Zona de Coexistência, os utilizadores podem usar toda a largura da via pública, devendo os condutores parar se necessário, não comprometendo a segurança de quem utiliza estes espaços. É ainda de destacar a prevalência do peão sobre todos os outros utilizadores da via, a impossibilidade de se estacionar nestas áreas, a velocidade máxima de 20Km/h, bem como a possibilidade de realização de jogos na via pública, desde que não causem transtornos desnecessários à circulação normal do trânsito», conclui.