Esta segunda-feira, a Câmara de Ílhavo foi o anfitrião da sessão de assinatura de um conjunto protocolos de colaboração técnica e financeira entre a Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. e as Câmaras Municipais de Ílhavo, Vagos e Mira, que visam a concretização das intervenções nas praias destes concelhos. 

Em Ílhavo, o protocolo celebrado prevê uma intervenção de “Requalificação e Valorização dos Sistema Dunar das praias da Barra e Costa Nova”, no valor de 70.500 euros, e surge da necessidade de requalificação e relocalização dos passadiços existentes nas praias da Barra e Costa Nova. Este investimento vem dar resposta à fragilização do cordão dunar que tem exigido constantes ações de manutenção, resultante da deposição de areias que originam a degradação do sistema dunar e impedem a ocorrência da dinâmica natural deste sistema.  

Esta ação será complementada pela colocação de paliçadas para retenção de sedimentos e encerramento de corredores eólicos e revegetação dunar com espécies autóctones para robustecimento do sistema dunar, enquadrando-se nas ações previstas no Programa da Orla Costeira Ovar Marinha Grande, bem como na estratégia de defesa ativa do litoral e na valorização dos ecossistemas dunares. 

Nesta cerimónia, o presidente da Câmara de Ílhavo, João Campolargo, elogiou a capacidade de resposta da Agência Portuguesa do Ambiente, frisando a importância da união de esforços e de agendas na preparação da época balnear.  

Relativamente ao investimento, João Campolargo referiu que «é um bom princípio arrancarmos com este valor, mas também é importante estarmos conscientes da necessidade de outras intervenções nas nossas praias, nomeadamente, ao nível dos passadiços».