O vice-presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Diogo Semedo, marcou presença, no passado dia 11 de julho, na Sessão de Entrega dos Termos de Aceitação relativos às candidaturas já aprovadas no âmbito do “Programa Acessibilidades 360º”, que decorreu em Lisboa e que contou com a presença da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

O Município de Ílhavo tem garantido um financiamento no âmbito do Programa de Intervenção em Vias Públicas para a comparticipação em duas empreitadas. A recente intervenção na Avenida Nossa Senhora da Saúde, na Costa Nova do Prado, obteve uma comparticipação no valor de 284.657,30 euros, tendo, já no decorrer da obra, sido objeto de alterações corretivas para melhor responder às necessidades de acessibilidade. A empreitada da terceira fase de passeios na Praia da Barra, recentemente iniciada, obteve uma comparticipação no valor de 303.142,50 euros. Ambas as intervenções visam a melhoria das acessibilidades, promovendo melhores condições de segurança, em particular para os peões.

Conforme frisado pela Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, e pela coordenadora da Estrutura de Missão para a Promoção das Acessibilidades, Lia Ferreira, é necessário, cada vez mais, promover a integração de todos.

O vice-presidente do Município de Ílhavo, João Diogo Semedo, ressalvou que «os projetos financeiramente apoiados por este programa visam tornar o espaço público do município cada vez mais inclusivo, sendo que, no panorama de todas as candidaturas apoiadas, o Município de Ílhavo se destacou pelo valor alcançado. Este programa está em linha com a estratégia clara do Município no contínuo estudo transversal, e muito dedicado das equipas técnicas municipais, tendo em vista a melhoria das condições dos edifícios municipais e do espaço público, promovendo a eliminação de barreiras». 

No âmbito do Programa Acessibilidades 360º, foi ainda aprovada uma candidatura do Programa de Intervenção em Edifícios Públicos, no valor de 13.068,75 euros, para apoio à instalação de um elevador no Salão Cultural da Gafanha da Encarnação.