Domingas Loureiro

O Partido Socialista de Ílhavo considera que o reforço de oferta de vagas em creche no município de Ílhavo deve ser uma prioridade da Câmara Municipal, objetivo que ainda não se concretizou em qualquer solução visível que garanta oferta suficiente face à crescente procura.

Exemplo maior dessa necessidade é a inexistência de qualquer oferta na freguesia da Gafanha do Carmo, anseio antigo daquela comunidade, conforme confirmaram mais uma vez os dirigentes e autarcas que estiveram reunidos recentemente com a Direção da Associação de Pais da Gafanha do Carmo, entidade que muito se tem empenhado em mobilizar as diversas entidades para a procura de uma solução que garanta esta resposta social de extrema importância no apoio à primeira infância.

Domingas Loureiro (presidente do PS/Ílhavo), Sérgio Lopes (vereador do PS) e Fábio Vilarinho (líder da bancada do PS na Assembleia de Freguesia), transmitiram aos dirigentes da Associação de Pais que acompanham a sua justa reivindicação e pugnarão por que se concretize a existência de uma creche naquela freguesia no ano letivo 2024/2025.

O PS considera que, para o efeito, é essencial que a Câmara seja célere na concretização da requalificação do Edifício Socioeducativo da Gafanha do Carmo, de modo a que este possa acolher aquela valência, em condições que permitam a aprovação da Segurança Social e o consequente financiamento da resposta social.

O PS manifesta satisfação por verificar que o trabalho liderado pela Associação de Pais da Gafanha do Carmo garantiu já o envolvimento do Centro Social e Paroquial da Gafanha da Encarnação, IPSS com experiência na prestação deste serviço e que, em boa hora, aceitou o desafio de vir a gerir a creche na Gafanha do Carmo, assim que a Câmara Municipal concretize a requalificação do edifício referido.

De relembrar que em setembro de 2022, os eleitos do PS na Assembleia de Freguesia da Gafanha do Carmo haviam apresentado uma moção que propunha recomendar ao executivo daquela Junta de Freguesia que encetasse diligências junto das diversas entidades, designadamente da Administração Central e da Câmara Municipal, para, em articulação com as forças vivas da comunidade, fosse viabilizada a instalação de uma creche naquele lugar, medida há muito reivindicada pelos habitantes.

A moção, então chumbada pela maioria PSD, visava somar vontades para concretizar este projeto desejado pela população da Gafanha do Carmo. É com satisfação que os dirigentes do PS registam, apesar de aquela proposta não ter sido acolhida, que as forças vivas da freguesia têm mantido esta prioridade. Por sua vez, o PS também continuará a lutar por esta pretensão da população.