Este sábado, 29 de julho, a Casa da Cultura de Ílhavo recebe a estreia absoluta do espetáculo “Templo de Sílica”, uma criação do rapper xullaji para o coletivo Peles Negras Máscaras Negras, que é resultado do primeiro Acampamento do 23 Milhas.

O espetáculo, que combina música, teatro e vídeo, é um ensaio em aberto sobre tecnolatria, fascização tecnológica, colonialismo digital e necropolítica, que explora a ideia da humanização das máquinas e da robotização dos humanos.

O rapper Nuno Santos, que assumia o nome Chullage e agora é xullaji (ou prétu), autor de “Rapresálias” e “Rapressão”, discos emblemáticos na história do rap em Portugal, acumula as funções do poeta, ator, músico multiversado. Em “Templo de Sílica” parte de textos escritos e reescritos desde 2012 agora ditos, cantados, rappados, contracenados, projetados em vídeo, disparados aúdio e interpretados por sete pessoas em palco e um incalculável número de vozes ancestrais, para colocar em palco uma crítica à ligação obsessiva das pessoas com a tecnologia.

xullaji foi o primeiro artista em Acampamento no Município de Ílhavo, numa lógica de residência artística prolongada em que se estabelece uma relação de longo prazo com o território, se criam novas propostas para apresentar nos espaços do projeto e que se prologam, depois, em digressão. Ao longo dos últimos meses, o rapper montou um estúdio nómada de criação musical, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, onde trabalhou com músicos da comunidade local que tiveram oportunidade de produzir, misturar e masterizar os seus projetos sob a sua orientação.

“Templo de Sílica” estreia este sábado, 29 de julho, às 21:30 horas, na Casa da Cultura de Ílhavo. Os bilhetes custam 8,00€, com vários descontos aplicáveis, e estão à venda nas bilheteiras físicas da Casa da Cultura de Ílhavo e Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré e online, na bilheteira da BOL.