O Partido Socialista de Ílhavo congratulou-se com o acordo firmado recentemente entre o Governo e a Associação Nacional de Municípios Portugueses, para o financiamento de reabilitação de 451 escolas, que identifica três escolas do município de Ílhavo como prioritárias para intervenção, a saber: consideradas como urgentes, de acordo com o seu estado de conservação, a Escola Básica Professor Fernando Martins (Gafanha da Nazaré) e a Escola Secundária Dr. José Carlos Celestino Gomes (Ílhavo); e classificada como prioritária, a Escola Básica José Ferreira Pinto Basto (Ílhavo).

Em comunicado, a concelhia do PS/Ílhavo considera que «este acordo representa o primeiro passo concreto no sentido de resolver velhos problemas destas escolas do concelho, o que há muito mobiliza as comunidades escolares na reivindicação de melhores condições para a frequência escolar dos nossos jovens e de trabalho para professores e funcionários».

«Importa por isso sublinhar a determinação do atual Governo, liderado pelo PS, na garantia de condições dignas e modernas para os nossos equipamentos escolares», reforça.

O acordo em questão determina que os investimentos necessários terão financiamento assegurado a 100%, desonerando a Câmara Municipal desse esforço financeiro, «através de Fundos Europeus (Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e Portugal 2030), Empréstimos do Banco Europeu de Investimento (BEI) e/ou através de verbas do Orçamento do Estado e/ou outras fontes de financiamento que o Governo venha a considerar mais adequadas», conforme referido no acordo.