Mais de 300 Vespistas, de todo o País, tornaram Ílhavo a Capital das Vespas por um dia, no passado domingo, dia 30 de julho, quando 300 amantes da Vespa, pertencentes a 29 Clubes de Vespa, rumaram em direção ao município, a fim de participarem na primeira edição da Rota das Praias, evento organizado pelo Moliceiro Vespa Clube.

Para além da promoção territorial, os amantes da marca italiana reuniram com o intuito de fomentar o convívio entre participantes e a ligação à marca ‘Piaggio’, pretendendo o Moliceiro Vespa Clube, que esta ação seja um evento âncora, a repetir nos próximos anos, em parceria com as Câmaras Municipais e Juntas de Freguesias.

O encontro começou com um welcome, pelas 10 horas, no Largo do Jardim Henriqueta Maia, partindo para um percurso pelas praias da Vagueira, Costa Nova do Prado e Barra, com um coffee break pelo meio. O almoço foi servido no Hotel de Ílhavo Plazza.

No período da tarde houve uma corrida demostração ‘Vespa Lenta’, que viria a ser ganha por Liliana Castro, do Clube de Vespa Paperinos.

Os amantes da Vespa, apresentaram-se com modelos de Vespa dos anos 50, do séc. XX aos dias de hoje.

O Vespas Clube Paperinos recebeu o Troféu do Maior Contigente feminino e o Vespista Rui Abreu, que veio de Évora, o Troféu de ‘Papa Kilometros’.

A Rota das Praias apresentou algumas novidades no panorama vespista, como escrever “ÍLHAVO” com as Vespas na praça do Jardim Henriqueta Maia, e, no período da tarde, o Vespa Lenta Kids, para crianças até os 6 anos de idade. Houve ainda tempo para o Vespa Spot, ganho pelo Vespista Ricardo Rumor. Esta prova consiste em postar uma foto ou álbum de fotos no Facebook, identificando o Moliceiro Vespa Clube, ganhando a foto/álbum com maior número de likes.

Destaque ainda para a presença do clube francês Vespa Rieders Club, do Centre Alsace, abrindo porta à sua internacionalização.