O campeonato mais perfumado do surf nacional pôs as primeiras pranchas na água já hoje, com a realização da prova de qualificação que atribui um convite à vencedora para poder competir com as melhores no quadro principal do Campeonato Nacional de Surf (Liga MEO 2023).

Assim, as melhores surfistas nacionais estão de regresso à Costa Nova, em Ílhavo, uma praia que tem proporcionado excelentes ondas ao longo do seu historial e um evento que conta para a discussão do título nacional feminino, tendo já consagrado diversas campeãs nacionais.

Com o dia de hoje reservado ao qualifying, onde as jovens aspirantes a surfista têm a sua oportunidade de conseguir uma vaga para competirem com as melhores surfistas nacionais, nos dias seguintes, a 19ª edição do Miss Quebramar Cup 2023 irá juntar algumas das atletas lusas mais experientes juntamente com outras da nova geração.

Do quadro principal, o destaque vai para as baterias que colocam em confronto Beatriz Carvalho x Maria Dias x Henrike Hory, Gabriela Dinis x Beatriz La Fuente x Miriam Julião ou ainda Beatriz Costa x Camila Cardoso x Maria Pinto x Maria Salgado, antevendo-se, por isso, duelos renhidos e emocionantes.

Apurada a vencedora da prova de qualificação, a competição principal arranca amanhã, quinta-feira, com as primeiras eliminatórias. Para o terceiro e último dia do evento (dia 4), estão reservadas as fases decisivas do campeonato, com a realização dos quartos-de-final, meias-finais e final.

Como já é habitual, ao longo dos três dias da festa do surf feminino nacional, a organização promove experiências de surf para utentes de Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho de Ílhavo e para todos aqueles que estejam na praia e desejem experimentar as sensações de deslizar nas ondas. Os treinadores da ASA levam o seu saber e competência para ensinar e ajudar todos os interessados.

Para além disto, haverá ações de sensibilização ambiental, cada vez mais necessárias, e distribuição de merchandising.