A Câmara Municipal de Ílhavo promove, esta sexta-feira, dia 4, às 18 horas, uma sessão pública de apresentação dos projetos finalistas desta primeira edição do Orçamento Participativo de Ílhavo 2023.

Nesta sessão, que terá lugar na sala Estúdio Cinema Ílhavo, os proponentes vão apresentar e esclarecer as mais-valias das suas propostas, que já se encontram em votação e são as seguintes:

Proposta 2: a “Animação de Verão na Costa Nova do Prado” consiste na dinamização e animação das noites de verão na Costa Nova do Prado através da realização de concertos musicais, por Márcio Sousa.

Proposta 6: a “Incubadora da criatividade” pretende realizar sessões de capacitação aos técnicos dos serviços educativos do Município de Ílhavo, para que criem e dinamizem jogos performativos que promovam a educação artística, estimulem a comunicação e a cooperação, por João Cachucho.

Proposta 7: o “Espaço de lazer na Rua do Bocage” tem como objetivo a criação de área de descanso, lazer e de estacionamento em lote de terreno localizado na Rua do Bocage, frente ao n.º 67, por Mário Sardo.

Proposta 9: o “Põe-te a mexer” visa a instalação de mesas de ténis de mesa e aquisição do equipamento necessário à prática da atividade para as Escolas do concelho a partir do 2º ciclo, por João Alberto Roque.

Proposta 11: o “+ Livros para Tod@s” destina-se a dinamizar um programa que possibilite a aquisição de livros pela Biblioteca Municipal de Ílhavo, na sequência de sugestão/recomendação dos seus leitores e devidamente enquadrados nos ODS, por Ana Pereira.

Proposta 12: o “Gaspar consome plástico, e agora?” consiste na criação de duas estruturas em metal, amovíveis, em forma de bacalhau, para recolha de resíduos plásticos, com caráter itinerante a instalar em diversos locais do concelho, por Catarina Alves.

Proposta 13: a “Visão +, Aprendizagem +” prevê a realização de rastreios visuais a alunos que frequentem os 1º, 5º e 9º anos nas escolas do concelho e a atribuição de um “cheque-óculos” no valor de 100 euros, para aquisição de armação e lentes para os alunos com dificuldades visuais, por Janete Ferreira.

Proposta 14: o “Flash Back Itinerante na Aldeia – Matiné & Cinema” propõe a realização de “Matinés da Discoteca” e sessões de cinema com projeção de filmes antigos que permitam o convívio intergeracional, por Sofia Creoulo.

Proposta 15: “Já foi ao Ecoponto hoje?” consiste na instalação de 31 conjuntos de ecopontos no Município, por Júlia Cavaz.

Proposta 16: o “O Bicho de 7 Cabeças Vai Embora e a Integração Digital” chega a Mim! tem como objetivo a realização de sessões de capacitação informática, dirigidas à comunidade sénior, por Luís Ávila.

Proposta 18: “Ílhavo: Desporto e Lazer” consiste na criação de um Parque de Desporto e de Lazer, junto ao Mercado Municipal de Ílhavo, com condições para a prática de skate, escalada e ping-pong e dotado de áreas de descanso, lazer e sombra, por Joana Gião.

Proposta 19: a “GrowNica” pretende desenvolver um agro kit digital (com avatar), que permita às crianças monitorizar o desenvolvimento da planta, desde a sua génese e forneça os conselhos adequados para a sua manutenção, por Jorge Almeida.