Comemorou-se ontem, 6 de agosto, no Museu Marítimo de Ílhavo, o 25º aniversário do projeto Creoula – “De Novo na Terra Nova”, recordando-se a viagem que 50 jovens realizaram, em 1998, à Terra Nova.

Perante numerosa assistência, onde se destacou a presença de altos oficiais da Marinha Portuguesa, Ribau Esteves, presidente da Câmara de Ílhavo naquela data, provocou os presentes, no sentido de exigirem ao «dono do navio Creoula», o Ministério da Marinha, a utilizar uma «pequeníssima parte dos cerca de 80 mil milhões de euros que todos pagamos de impostos» na recuperação, mesmo que envolva cinco ou mais milhões, de um navio tão emblemático como é o Creoula, manifestando, desde logo, a disponibilidades das autarquias para se envolverem nessa vontade.

Aníbal Paião, presidente dos Amigos do Museu de Ílhavo, reconhecidamente por todos o grande impulsionador do projeto, contou como tudo começou.

Marcaram presença na sessão, o presidente da Câmara de Ílhavo, João Campolargo, o diretor do Museu, Nuno Costa, e outras pessoas envolvidas no projeto.

Hugo Cálão, um dos jovens que então também havia participado na referida viagem, foi o apresentador da sessão. A projeção de várias fotos e do documentário “Newfoundland” serviu de pretexto para uma revisão de memórias de quatro participantes na viagem – Francisco Cálão, Andrea Cardoso, Ana Paula Vizinho e a luso-canadiana Mónica da Rosa.

(O destaque na íntegra pode ser lido na edição d’O Ilhavense do próximo dia 15 de agosto)