A Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré vai acolher o 1.º Congresso Internacional da Mobilidade Escolar Sustentável (CIMES2023), entre os dias 27 e 28 de outubro. Este evento vai ter como tema principal: “Da escola para a comunidade, da comunidade para a escola”.

Durante dois dias serão partilhados e debatidos temas relativos ao conceito de mobilidade escolar sustentável, com a apresentação de alguns dos modelos escolares existentes em Portugal, privados e institucionais, dando especial enfoque à mobilidade ciclável, com a promoção e uso da bicicleta a merecer o grande destaque.

No entanto, os objetivos da organização passam por dar ênfase às grandes metas da Mobilidade Sustentável, ajustadas à realidade de cada município ou escola, apoiando e promovendo soluções com o intuito da sociedade se deslocar livremente, aceder, comunicar, transacionar e estabelecer relações, sem sacrificar outros valores humanos e ecológicos no presente e no futuro.

Sendo aberto à comunidade, o evento visa, sobretudo, apoiar municípios e agrupamentos escolares que pretendem desenvolver os seus próprios planos integrados de mobilidade sustentável, partilhando, dessa forma, alguns dos casos de sucesso nacionais. Contará com oradores portugueses e estrangeiros num formato dinâmico e que incluirá uma visita às escolas da Gafanha da Nazaré, um dos maiores exemplos da Mobilidade Sustentável em Portugal.

A acompanhar o congresso existirão outros motivos de interesse, como a 2ª Exposição Nacional dedicada aos Fazedores & Inventores de Bicicletas, Componentes, Acessórios e Serviços, e durante o dia 28, sábado, no jardim da Fábrica das Ideias,  um evento lúdico e de diversão alusivo ao tema Bicicleta – de entrada livre e para todas as idades – com equipamentos de promoção e uso da bicicleta, espetáculos circenses e musicais, e divulgação de entidades regionais e nacionais que incentivam a Mobilidade Sustentável.

O CIMES Gafanha da Nazaré2023 é promovido pela Câmara Municipal de Ílhavo, e organizado pela Nuno Zamaro Mobility, contando ainda com o apoio da Abimota – Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, do Agrupamento de escolas da Gafanha da Nazaré e da Associação Patrulheiros.