Foto: Hélder Caixinha

Disputaram-se este fim de semana na Costa Nova os Campeonatos Nacionais das classes Vouga e Sharpie, uma organização do Clube de Vela Costa Nova (CVCN).

Os Vougas e os Sharpies, duas embarcações únicas, encheram a Costa Nova este fim de semana, com a realização em simultâneo do Campeonato Nacional da classe Vouga e do Campeonato Nacional da classe Sharpie 12m2.

Em prova estiveram dez embarcações Vouga e oito embarcações Sharpie, em representação de seis clubes nacionais.

Ao longo dos dois dias, as condições atmosféricas foram favoráveis e permitiram a realização das seis regatas previstas.

Na classe Vouga, a embarcação Raquel sagrou-se campeã, velejada por João Senos, Miguel Santos e Ricardo Senos (CVCN). As embarcações Maria Mar Concha, de Delmar Conde, Diogo Gameiro e Francisco Calão (ANGE), e Ana Maria, de Miguel Tavares, Pedro Tavares e Gustavo Simões (CVCN), ocuparam o 2.º e 3.º lugares do pódio, respetivamente.

Já na classe Sharpie, os grandes vencedores foram Mário Coutinho e Manuel Calão, na embarcação Fixfy-six (Sharpie Club). Em 2.º lugar ficaram Nelsom Machado e Anna Ornas, na embarcação Praia Mar (Sharpie Club), e em 3.º António Martins Pereira e Giancesare Petruzzi, na embarcação Mooie Nel (Sharpie Club).

Vougas – quase 100 anos de história

Estas embarcações centenárias foram criadas na Costa Nova no final dos anos 20 do século passado e têm vindo a ganhar um novo impulso nos últimos anos.

Esta é a única classe de vela com origem portuguesa inscrita na Federação Portuguesa de Vela e planeia-se o seu registo na World Sailing em 2024 como a única embarcação portuguesa.