A proposta ‘Ílhavo: Desporto e Lazer’ foi a grande vencedora da primeira edição do Orçamento Participativo de Ílhavo, que conta com um orçamento de 85 mil euros disponível.
A ideia que recolheu mais votos entre as 12 propostas apresentadas é da responsabilidade da jovem Joana Gião, e consiste na criação de um Parque Desportivo e de Lazer, junto ao Mercado de Ílhavo, com condições para a prática de skate, assim como escalada e ping-pong, e dotado de áreas de descanso, lazer e sombra.
Joana Gião destacou «a união que nós todos tivemos durante este projeto», já que foram seis as pessoas envolvidas. «Com todo o apoio, dá para fazer algo grande», considerou a jovem, que se mostrou surpreendida com a vitória da sua proposta. «Não estávamos nada à espera», confessou Joana Gião, explicando que «vai ser muito engraçado ver o desenvolvimento e a elaboração, e poder dizer que tenho algo em Ílhavo que fomos nós que fizemos do início».
A proposta N.º18 ‘Ílhavo: Desporto e Lazer’, que tem um valor de 69 mil euros, venceu com 148 votos, deixando para trás a proposta N.º15 ‘Já foi ao Ecoponto hoje?’, com 135 votos, e a proposta N.º11 ‘+ livros para tod@s, com 99 votos.