Foto: UA

O projeto mobilizador Augmanity apresenta inovações transformadoras para o futuro das fábricas e do trabalho. O projeto foi realizado por um consórcio liderado pela Bosch e pela Universidade de Aveiro (UA), contando com a participação do IKEA, Huawei, Fraunhofer, OLI, Altice Labs e ICC Lavoro. Os resultados do Augmented Humanity (Augmanity) permitem a implementação de soluções inovadoras nas áreas de Ergonomia Industrial e Robótica, Data Science, IIoT/5G, Realidade Virtual e Aumentada.

O projeto Augmanity que impulsiona a Indústria 4.0 (I4.0) no chão de fábrica, com uma combinação de Artificial intelligence (AI) e Internet of things (IoT), ou seja, a Artificial Intelligence of Things (AIoT), e ainda realidade aumentada, correspondeu a um investimento de oito milhões de euros, alocou cerca de 275 investigadores e levou à contratação de mais de 30 bolseiros de investigação.

A Bosch e a Universidade de Aveiro (UA), num consórcio de 22 entidades, antecipam o futuro na indústria e do trabalho nas fábricas através do desenvolvimento e integração de soluções inovadoras, que vão desde a implementação industrial do 5G, AIoT e realidade aumentada, que visam a integração robótica e criação de software com inteligência artificial com o objetivo não só de melhorar a eficiência, como a saúde dos trabalhadores. Estas e outras tecnologias foram apresentadas publicamente esta quarta-feira, e são resultado do projeto de inovação Augmented Humanity (Augmanity).

Com foco nas áreas de 5G, ergonomia industrial e robótica, data science, Inteligência Artificial, Realidade Virtual e Aumentada, as tecnologias desenvolvidas no âmbito do projeto Augmanity antecipam o futuro da Indústria 4.0 e potenciam uma maior competitividade da indústria e produção em Portugal. Com um valor de investimento de 8 milhões de euros, estiveram envolvidas neste projeto cerca de 275 técnicos e investigadores das várias empresas e entidades do consórcio. Da parte da Bosch foram mais de 60 os colaboradores afetos à I&D do Augmanity, tendo ainda sido contratados 10 colaboradores altamente qualificados especificamente no âmbito do projeto. A UA, como parceiro científico estratégico deste projeto, alocou 55 investigadores e contratou 25 bolseiros de investigação.

«Desde o primeiro momento apresentámos o Augmanity como sendo um projeto muito ambicioso com o objetivo de antecipar o futuro na indústria, não só das fábricas, mas do trabalho em geral, tanto a nível dos processos industriais, como até mesmo dos processos de negócio», explica Nelson Ferreira, responsável pela área da Indústria 4.0 na Bosch. 

«Importa ainda referir aquele que tal como o próprio nome evidencia – Augmented Humanity ou humanidade aumentada – foi sempre um dos seus principais eixos de inovação, e que tem a ver com a visão sobre a importância do fator humano neste processo de transformação industrial. O resultado são tecnologias de ponta naturais e que representam uma mais-valia para o chão de fábrica», reforça Nelson Ferreira.

5G, machine learning, inteligência artificial e recursos humanos 4.0

Com base numa estratégia coordenada entre os parceiros industriais e os centros de investigação, resultam deste projeto tecnologias e ferramentas relevantes que tornam os processos industriais mais eficientes, menos impactantes na saúde dos trabalhadores, reduzem o risco, preparam e adaptam os processos e os recursos humanos para os novos paradigmas da digitalização da Indústria 4.0. Assim, considerando as cinco principais áreas tecnológicas em que o projeto Augmanity assentou a sua organização, importa destacar o desenvolvimento e aplicação das seguintes soluções:

  • Machine Learning e Inteligência artificial: inclui a analítica preditiva para a Indústria 4.0, potenciando a utilização de sensores para antecipar necessidades de manutenção e otimizar linhas de produção por machine learning.
  • 5G e IIoT: para mudar o paradigma da indústria nacional o 5G assume um papel fulcral, permitindo saber em permanência onde está um equipamento e ter robótica móvel colaborativa a andar pela fábrica. No caso da implementação do 5G é ainda de salientar o facto da fábrica da Bosch em Aveiro ter sido uma das primeiras com a aplicação desta tecnologia no chão de fábrica, tendo também daqui resultado o primeiro esquentador/caldeira controlado por tecnologia 5G.
  • Ergonomia Industrial e Robótica: criação de sensores vários e novos wearables que vão de sapatos inteligentes que dão indicações sobre a distribuição do peso e a postura; aos coletes com sensores que recolhem informações sobre a posição do tronco ou dos ombros, a temperatura corporal ou a tensão arterial, e também os exoesqueletos que auxiliam nas tarefas mais exigentes. O objetivo é que a informação recolhida por estes sensores, depois analisada, possa ajudar a prevenir lesões e outras questões musculosqueléticas.
  • Visão artificial e Realidade aumentada: uso de sistemas de visão artificial para gerir equipamentos no chão de fábrica, e recurso a óculos de realidade aumentada (RA) para consultar os dados vitais de uma máquina.
  • Recursos humanos 4.0: as várias ferramentas desenvolvidas permitem centralizar num software para ter trabalhadores mais eficientes e saudáveis, potenciando um melhor conhecimento do trabalhador e das condições para que as pessoas se sintam valorizadas, assim como também possibilita o desenvolvimento e adequação dos processos produtivos de acordo com as características da população ativa.

Parceria resulta numa indústria mais inteligente e mais eficiente

«Do Augmanity resultam tecnologias e ferramentas que tornam os processos industriais mais eficientes, menos impactantes na saúde dos trabalhadores e que preparam os recursos humanos para uma nova realidade industrial. Além disso, este projeto tem desde início o objetivo de potenciar o reconhecimento de Portugal como um verdadeiro centro de inovação a nível mundial na Indústria 4.0 capaz de exportar tecnologia», reforça Nelson Ferreira.

Para João Veloso Vice-reitor para a Cooperação da Universidade de Aveiro, «é fundamental que as empresas possam evoluir para uma indústria 5.0 centrada no indivíduo de modo a elevar a sua eficiência produtiva e competitividade. Acreditamos que esta parceria da Bosch com o saber da Universidade de Aveiro permitiu explorar, desenvolver e aplicar novos conceitos que estão a resultar numa indústria mais inteligente e mais eficiente».

A Bosch Termotecnologia é a líder do consórcio deste projeto, constituído por diversas empresas nacionais e internacionais, entre as quais AAPICO, Altice Labs, Atena, Bosch Security Systems, Critical Manufacturing, EPL, Globaltronic, GroundControl, Huawei, ICC Lavoro, IKEA Industry, Microplásticos e OLI, assim como um conjunto alargado de entidades do sistema de investigação e inovação nacional, como o CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes, o CCG – Centro de Computação Gráfica da Universidade do Minho, o Pólo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica – TICE.PT, as Faculdades de Engenharia e de Ciências da Universidade do Porto, o Instituto de Telecomunicações, o Fraunhofer Portugal, e a Universidade de Aveiro como parceiro científico estratégico.

Este projeto teve o financiamento do Portugal 2020 no âmbito do POCI, do Lisboa2020 e pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).