‘Da escola para a comunidade, da comunidade para a escola’ é o tema da edição de estreia do Congresso Internacional de Mobilidade Escolar Sustentável (CIMES), que se realiza nos dias 27 e 28 de outubro, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.

No âmbito da estratégia de Mobilidade, o Município de Ílhavo promove este evento, que conta com a Nuno Zamaro Mobility na organização, e com o apoio da Abimota (Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins), do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré e da Associação Patrulheiros.

O programa do Congresso, apresentado no arranque da Semana Europeia da Mobilidade, contará com a apresentação de projetos de mobilidade sustentável, nacionais e internacionais, desenvolvidos por iniciativa municipal, das escolas, ou por associações que atuam neste âmbito.

O principal objetivo passa pela partilha de experiências para que os municípios, em conjunto com os agrupamentos escolares, possam deter mais conhecimento para criarem, ou melhorarem, os respetivos programas de mobilidade, ajustando-os às suas realidades.

Estão ainda previstas diversas atividades gratuitas dirigidas à comunidade, incluindo uma visita guiada à Escola Secundária da Gafanha da Nazaré, uma referência nacional, não só pela elevada utilização da bicicleta pelos alunos, com um parque coberto para mais de 580 bicicletas, mas também pelo GAFe Bike Lab, um projeto de experimentação, inovação e empreendedorismo, que promove a reparação de bicicletas, oferecendo-as a alunos, com dificuldades financeiras, ou à comunidade.

No foyer da Fábrica das Ideias, numa organização da Abimota, decorrerá ainda a exposição ‘Da Indústria ao Artesão – Fazedores & Inventores de Bicicletas, componentes, acessórios e serviços’.

O congresso tem entrada livre, mas está sujeito a inscrição.