O Porto Digital Europa aderiu à TecParques – Associação Portuguesa de Parques de Ciência e Tecnologia.
«A adesão do Porto Digital Europa à TecParques representa um passo importante no nosso caminho de desenvolvimento tecnológico. Estamos bastante motivados com o Porto Digital Europa, e com tudo o que representa, não só dos desafios nacionais, como nos internacionais», afirmou o presidente da TecParques, Hugo Coelho.
O Porto Digital tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento económico e tecnológico da região Nordeste do Brasil, impulsionando o crescimento de startups, empresas de tecnologia e empreendedores. Com esta imersão no território português, e com a adesão à TecParques, o Porto Digital, através do Porto Digital Europa, terá a oportunidade de colaborar com os polos de inovação em todo o país, potenciando a partilha de conhecimento, boas práticas e experiências, que contribuirão para o desenvolvimento territorial e potenciando um ambiente favorável à inovação e ao empreendedorismo.
A TecParques é reconhecida globalmente pelo seu compromisso em promover a colaboração entre parques tecnológicos, incubadoras de empresas, universidades e instituições governamentais, com o objetivo de estimular o crescimento económico e a inovação tecnológica. A adesão do Porto Digital Europa a esta rede nacional reforça o compromisso em impulsionar o desenvolvimento tecnológico e a criação de um ambiente propício para a inovação.
A internacionalização de um parque de ciência e tecnologia é de extrema importância na era globalizada em que vivemos, pois, não apenas amplia o alcance das atividades de inovação e investigação, mas também promove a colaboração entre diversas culturas e ecossistemas tecnológicos. Ao expandir a sua presença internacional, um parque de ciência e tecnologia ganha acesso a novos mercados, talentos, recursos e oportunidades de financiamento, fortalecendo assim a sua capacidade de fomentar o crescimento económico, a inovação e a competitividade. Além disso, a internacionalização permite a partilha de conhecimento e experiência com parceiros globais, o que, por sua vez, enriquece a sua própria comunidade local, impulsionando a criação de soluções tecnológicas avançadas e atraindo investimentos estrangeiros.